A fabricante de antivírus Malwarebytes lançou esta semana um conjunto de ferramentas gratuitas para recuperar arquivos embaralhados pelo vírus de resgate Petya. As ferramentas funcionam para as três versões do vírus (conhecidas como "vermelha", "verde" e "dourada" ou GoldenEye) e também são capazes de recuperar o setor de inicialização do disco rígido, caso ele tenha sido travado pelo vírus.

O que muito não sabem é que somente a esta ramificação de ransomware (Petya), é absorvida pela ferramenta. O programa não é capaz de recuperar arquivos sequestrados pelo vírus ExPetr (mais utilizado atualmente), também chamado de NotPetya. Essa praga é uma modificação do Petya que atacou sistemas da Ucrânia e em alguns outros locais da Europa e especialistas acreditam que os arquivos danificados pela praga são totalmente irrecuperáveis em alguns casos.

Devido a estes fatores devemos nos proteger antes de um possível ataque ransomware com ferramentas anti-ransomware. A Interactiva Networks do Brasil indica o anti-ransomware INTERCEPT X, ferramenta completa contra qualquer ramificação ransomware.


Equipe de Tecnologia.