Pesquisadores descobriram um malware chamado Fireball. As informações, postadas ontem (01), dizem que o malware já infectou mais de 250 milhões de computadores no mundo — e mais de 24 milhões apenas no Brasil. Os sistemas operacionais afetados são Windows e Mac OS.

O Fireball é um pacote de adware que tem a capacidade de controlar totalmente navegadores de internet como Google Chrome, Mozilla Firefox, Safari, Internet Explorer, Microsoft Edge etc. Ao infectar o navegador, o browser se torne um "zumbi", permitindo que cibercriminosos espionem as atividades do alvo e roubem dados sensíveis.

No que toca aos dados sensíveis, estamos falando de fotos, vídeos, textos, planilhas, senhas de redes sociais, senhas de internet banking etc.

Foi identificado que o Fireball emprega técnicas de evasão bem sofisticadas e de alta qualidade, com capacidade anti-detecção, estrutura de camadas múltiplas e C&C flexível. Isso significa que, resumidamente, o malware Fireball tem tanto a capacidade de gerar dinheiro para cibercriminosos via propagandas quanto ser um espião/ladrão de dados sensíveis. Não é por menos que, uma ferramenta com tantas pontas como esta, já infectou mais de 250 milhões de computadores no mundo.

Dentro destas 250 milhões de máquinas, 20% operam em redes corporativas. Ou seja, são PCs de empresas, e não de uso doméstico. O país mais afetado até o momento é a Índia, com 25,3 milhões de infecções; enquanto isso, o Brasil é o segundo com 24,1 milhões de PCs tomados. O TOP 5 fecha com México, Indonésia e Estados Unidos, respectivamente.

Para evitar a instalação destes adwares, spywares, malwares etc, nós da Interactiva Networks do Brasil indicamos SOPHO ENDPOINT como antivírus e fique atento a tudo que você baixa na internet. O principal canal de infecção é o download.


Fonte: TecMundo